Notícias→Nacional→Zambelli é presa em Roma após condenação no STF
Zambelli é presa em Roma após condenação no STF
Deputada federal estava foragida desde maio e foi localizada após denúncia de parlamentar italiano
Por Thábata Waideman
29 de Julho de 2025 às 18:46
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) pela polícia italiana, em Roma. A informação foi confirmada por fontes da Polícia Federal (PF).
Zambelli estava foragida desde maio deste ano, quando foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão pelo envolvimento na invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A operação, segundo as investigações, foi executada pelo hacker Walter Delgatti, que declarou ter atuado a mando da parlamentar.
Desde que deixou o Brasil, a deputada integrava a lista de procurados da Interpol. De acordo com nota divulgada pela PF, Zambelli será submetida ao processo de extradição, conforme a legislação italiana e os tratados internacionais firmados com o Brasil.
A prisão ocorreu após o deputado italiano Angelo Bonelli denunciar à polícia o endereço em que a deputada estaria hospedada, na capital italiana. Em sua conta na rede social X, Bonelli afirmou ter informado a localização de Zambelli às autoridades italianas. Em junho, o parlamentar já havia solicitado ao governo da Itália celeridade na extradição da deputada brasileira.
Além da condenação por invasão ao sistema do CNJ, Zambelli responde a outro processo criminal no STF. Em 2023, ela virou ré por ter sacado uma arma de fogo e perseguido o jornalista Luan Araújo, durante um ato político em São Paulo, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.
O Supremo já formou maioria de votos para condená-la a 5 anos e 3 meses de prisão, em regime semiaberto, por esse episódio. A conclusão do julgamento, no entanto, foi adiada após pedido de vista apresentado pelo ministro Nunes Marques