Promoções
Notícias
Notícias
CidadesEntretenimentoEspecialFamososNacionalPolicialPolíticaRegiãoSaúde
ProgramaçãoAnuncie
10:21
AO VIVO
Alvorada 95.3 FM - Sucesso em Primeiro Lugar
Notícias
Notícias→Nacional→Procon-SP encontra irregularidades em 30% dos estabelecimentos durante fiscalização do Protocolo 'Não Se Cale'

Procon-SP encontra irregularidades em 30% dos estabelecimentos durante fiscalização do Protocolo 'Não Se Cale'

Bares, restaurantes e eventos foram fiscalizados em 20 municípios; muitos não possuíam cartazes obrigatórios ou certificados de capacitação

Por Thábata Waideman
24 de Junho de 2025 às 08:24

Na primeira quinzena de junho, o Procon-SP identificou irregularidades em 30,1% dos estabelecimentos comerciais fiscalizados quanto ao cumprimento do Protocolo “Não Se Cale”. Entre os dias 2 e 6 de junho, 243 bares, restaurantes e estabelecimentos similares foram vistoriados em 20 municípios paulistas. Em 73 deles, foi constatada a ausência de material de divulgação obrigatório.

O Protocolo é uma política pública estadual voltada à proteção de mulheres em situação de risco, com foco no combate ao assédio e à violência de gênero. De acordo com a legislação, estabelecimentos como bares, casas de shows, teatros e eventos devem manter cartazes visíveis com informações sobre o protocolo e capacitar funcionários para o acolhimento de vítimas.

Além da ausência de cartazes, 60,5% dos estabelecimentos fiscalizados não apresentaram o certificado do curso obrigatório sobre o protocolo, também sendo notificados a regularizar a situação no prazo de sete dias.

Na capital paulista, 49,6% dos comércios visitados não tinham o certificado. Já no interior e litoral, o número foi maior: 72,4%.

Durante grandes eventos, como a Festa Junina do Centro de Tradições Nordestinas, na capital, e a Festa Junina de Votorantim, os fiscais também constataram ausência de certificados. Em contrapartida, no festival João Rock, em Ribeirão Preto, não foram encontradas irregularidades.

A Secretaria de Políticas para a Mulher reforça que o cartaz está disponível gratuitamente no site da SP Mulher e que o curso pode ser feito online, com certificado emitido pelo portal EAD do Procon-SP.

Até o dia 23 de junho, 96.045 pessoas se inscreveram no curso e 54.063 já haviam recebido o certificado de conclusão.

Colaborou: Região Noroeste

Veja mais

Nacional
1.
Zambelli é presa em Roma após condenação no STF
Famosos
2.
Ao lado de Simone, Simaria chora com apelo de Tirullipa para que ela volte aos palcos
Policial
3.
Panelas, tênis e até temperos são furtados de casa
Policial
4.
Mulher perde R$ 11 mil em golpe com maquininha
Policial
5.
Dupla é presa com carro furtado e mais de 200 tijolos de drogas
© 2025, Alvorada 95.3 FM.
Todos os direitos reservados.
Avenida Literio Grecco, 600, Centro , Fernandópolis - SP, 15608-060
(17) 3462-1057contato@alvorada95fm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Alvorada 95.3 FM - Sucesso em Primeiro Lugar
AO VIVO
Alvorada 95.3 FM - Sucesso em Primeiro Lugar