Notícias→Cidades→Colisões contra postes em Fernandópolis aumentam 86% em 2025, aponta levantamento da Rádio Alvorada junto à Elektro
Colisões contra postes em Fernandópolis aumentam 86% em 2025, aponta levantamento da Rádio Alvorada junto à Elektro
Acidentes envolvendo a rede elétrica chegam a 26 colisões somente em 2025
Por Stephani Barbará
17 de Setembro de 2025 às 07:37
O acidente registrado na madrugada desta quarta-feira (17), quando um carro bateu em um poste na Avenida dos Ferroviários, próximo à antiga estação de trem, não apenas causou transtornos no trânsito e riscos à segurança, como também elevou as estatísticas de ocorrências na cidade.
Com esse caso, Fernandópolis chega a 26 colisões contra postes somente em 2025. Os dados foram levantados pela Rádio Alvorada junto à Neoenergia Elektro, que até então contabilizava 25 ocorrências entre janeiro e agosto.
O comparativo com 2024 é preocupante: no mesmo período do ano passado haviam sido registradas apenas 14 colisões. O aumento agora chega a 86%.
Substituições e impacto
Das ocorrências registradas neste ano, 10 resultaram na substituição de postes, impactando mais de 11,7 mil clientes com a falta de energia. Além dos acidentes, a concessionária lembra que outros motivos podem levar à troca de postes, como obras de melhoria e manutenção preventiva.
Responsabilidade
A Neoenergia Elektro informou que a substituição dos postes é feita de imediato para garantir segurança e o restabelecimento do fornecimento. No entanto, os custos são posteriormente cobrados do responsável pelo veículo ou condutor envolvido, por meio de processo extrajudicial.
Conscientização
Com o crescimento das ocorrências, a concessionária reforça a necessidade de prudência no trânsito. A campanha atual, “Amigo de Verdade”, busca alertar sobre os riscos da rede elétrica e prevenir acidentes, tanto no trânsito quanto em atividades próximas à fiação.