Notícias→Policial→Polícia Civil de Fernandópolis desarticula quadrilha do “golpe do falso advogado” em operação estadual
Polícia Civil de Fernandópolis desarticula quadrilha do “golpe do falso advogado” em operação estadual
Ação deflagrada pela DIG cumpriu mandados na capital e no litoral paulista; idosa de 62 anos perdeu R$ 82 mil após ser enganada por criminosos que se passaram por sua representante judicial
Por Samuel Leite
16 de Outubro de 2025 às 16:18
A Polícia Civil de Fernandópolis deflagrou, na manhã desta quarta-feira (15), a Operação Falso Advogado, voltada ao combate de crimes virtuais praticados por meio de estelionato eletrônico. A ação foi comandada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e cumpriu mandados de busca e prisão em São Paulo e Praia Grande, litoral paulista.
A investigação teve início após uma idosa fernandopolense, de 62 anos, registrar boletim de ocorrência informando ter sido enganada por criminosos que se passaram por sua advogada em um processo contra o INSS. Convencida pelos golpistas, ela realizou transferências que somaram R$ 82 mil.
Segundo o delegado seccional de Fernandópolis, Dr. Antônio Nascimento, os criminosos utilizavam dados obtidos pela internet para se passarem por advogados ou representantes judiciais e, com isso, induzir as vítimas a realizar pagamentos indevidos.
“Eles entram em contato com a vítima, dizem ser o advogado responsável, apresentam informações reais do processo e acabam ludibriando as pessoas. Nesta operação, conseguimos identificar uma quadrilha com base na capital e no litoral, e prender o cabeça da organização”, afirmou o delegado em entrevista exclusiva à Rádio Alvorada.
A força-tarefa mobilizou 15 policiais, que cumpriram seis mandados de busca e efetuaram uma prisão. Outros três mandados serão cumpridos nos próximos dias, segundo a Polícia Civil.
Dr. Nascimento destacou ainda que o número de crimes cibernéticos tem crescido em todo o estado e fez um alerta à população:
“Os estelionatários migraram dos crimes violentos para os golpes pela internet e telefone. É fundamental que as vítimas registrem ocorrência para que possamos ampliar as investigações.”
A Polícia Civil reforça que outros golpes semelhantes — como falsos leilões, falsas entregas e falsos atendimentos bancários — também estão sendo monitorados, e novas operações podem ser deflagradas nos próximos meses.
Confira a entrevista: <iframe width="853" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/RFKkDhDW6uE" title="Operação da Polícia Civil de Fernandópolis desarticula quadrilha do “golpe do falso advogado”" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen></iframe>