Notícias→Cidades→Povo Tem Voz: ouvintes denunciam presença de bovinos soltos na orla da represa Beira Rio
Povo Tem Voz: ouvintes denunciam presença de bovinos soltos na orla da represa Beira Rio
Situação preocupa moradores e frequentadores do espaço; ouvintes sugerem cercamento e cobram fiscalização mais efetiva.
Por Stephani Barbará
21 de Outubro de 2025 às 09:22
Mais uma vez, o quadro “Povo Tem Voz” do Alvorada Notícias recebeu reclamações sobre a presença de animais de grande porte, como bovinos, circulando livremente pela orla da represa Beira Rio, em Fernandópolis.
De acordo com relatos encaminhados à redação, o caso mais recente ocorreu na tarde desta segunda-feira (20), por volta das 16h30, quando animais foram vistos correndo soltos pelo local — área bastante frequentada por famílias, crianças, praticantes de caminhada e corrida.
A situação já havia sido registrada anteriormente pela equipe da Rádio Alvorada, mas voltou a se repetir, gerando novos questionamentos da população: até quando essa cena vai continuar se repetindo?
Além dos bovinos, há também preocupação com a presença de capivaras na região. Há cerca de duas semanas, um motociclista se feriu após colidir com uma capivara que atravessava a rua nas proximidades da represa.
Nosso time entrou em contato novamente com a Prefeitura de Fernandópolis para buscar esclarecimentos sobre o caso. De acordo com informações preliminares, a responsabilidade pela fiscalização é da Polícia Ambiental. Mas ainda assim, a Rádio Alvorada questiona: Há possibilidade de intensificar a fiscalização por parte do município? Quais medidas podem ser tomadas para garantir a segurança dos frequentadores da orla?
Entre as sugestões dos ouvintes, o cercamento do espaço aparece como uma das alternativas mais mencionadas para evitar a presença de animais soltos e reduzir os riscos de acidentes.
Em nota a Prefeitura de Fernandópolis disse que: "A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que existem duas opções para lidar com situações como essa. A primeira é entrar em contato com as autoridades competentes, ligando para o número 190, ou ainda acionar diretamente a Secretaria pelo telefone (17) 3563-9014. No caso anterior, um produtor foi autuado e está respondendo legalmente pela situação. Agora, uma outra alternativa para intensificar essa fiscalização, é entrar em contato com o setor de Zoonoses, pelo telefone (17) 3462-3341, que se responsabiliza pela captura dos animais. Além disso, está previsto um projeto de reflorestamento na parte inferior da represa, no lado oposto à Avenida Augusto Cavalin, por meio de um acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Com isso, espera-se que a presença desses animais na represa seja controlada".
O quadro “Povo Tem Voz” reforça o compromisso da Rádio Alvorada em dar espaço para as demandas da população e cobrar providências das autoridades competentes. Você pode enviar a sua sugestão através do WhatsApp 17 99644-7663.