Notícias→Nacional→Conta de luz fica mais cara em maio com nova bandeira tarifária
Conta de luz fica mais cara em maio com nova bandeira tarifária
Após cinco meses de bandeira verde, Aneel ativa bandeira amarela e tarifa terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos devido à seca e uso de energia mais cara
Por Jornalismo
30 de Abril de 2025 às 13:53
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a conta de luz terá aumento em maio com a ativação da bandeira tarifária amarela. Entre os meses de dezembro e abril, vigorou a bandeira verde, período em que não houve cobrança extra na fatura de energia elétrica.
Com a mudança, haverá acréscimo de R$ 1,88 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A justificativa da Aneel para a troca de bandeiras é a proximidade do inverno e o início do período de seca, o que leva à redução do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas.
Essa condição aumenta a dependência do sistema elétrico brasileiro em relação às usinas termelétricas, que têm custo de geração mais elevado, refletindo no bolso dos consumidores.
A Aneel reforça a importância do uso consciente de água e energia e destaca que o sistema de bandeiras serve como instrumento de transparência, ajudando os consumidores a entenderem melhor a situação energética do país.
Acompanhe na íntegra: <iframe width="681" height="383" src="https://www.youtube.com/embed/em_cxD2Pd8w" title="Conta de luz fica mais cara em maio com nova bandeira tarifária" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen></iframe>