Notícias→Policial→Motorista da Prefeitura de Meridiano é afastado por suspeita de desvio de combustível público
Motorista da Prefeitura de Meridiano é afastado por suspeita de desvio de combustível público
Processo Administrativo foi instaurado após denúncia e imagens de câmera de segurança; caso foi encaminhado à Polícia Civil
Por Stephani Barbará
19 de Maio de 2025 às 13:33
Um motorista da Prefeitura de Meridiano, identificado pelas iniciais D.B.J., foi afastado preventivamente por 60 dias após a instauração de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que apura possível desvio de combustível pertencente ao almoxarifado municipal. As informações constam no Diário Oficial da Prefeitura edição de sexta-feira (16/05).
Segundo o relatório do Diretor de Urbanismo e Serviços Urbanos, no dia 12 de maio de 2025, por volta das 7h30, um galão de 20 litros de gasolina estava cheio no depósito da prefeitura, destinado ao serviço de roçagem. Pouco tempo depois, o servidor D.B.J teria solicitado ao responsável pelo depósito, acesso ao local para buscar óleo de direção para seu ônibus.
Entretanto, por volta das 9h25, o responsável retornou ao depósito e percebeu forte cheiro de gasolina e o chão molhado. Ao verificar, notou que o galão de 20 litros estava pela metade. Após consultar imagens das câmeras de segurança, a chefia constatou que, além de pegar o óleo, o motorista teria supostamente retirado um galão de 5 litros de gasolina.
O galão foi posteriormente localizado dentro do ônibus utilizado por D.B.J, atrás do banco do motorista. Questionado, o servidor afirmou que havia comprado o galão em um posto de combustíveis em Votuporanga, mas não apresentou nota fiscal. Ele também assinou termo de ciência e responsabilidade sobre a proibição do transporte de combustível em veículo de transporte coletivo.
Diante da gravidade dos fatos, a Prefeitura instaurou o PAD e nomeou uma comissão composta por três servidores para conduzir as investigações. O caso também foi comunicado à Delegacia de Polícia de Meridiano, que poderá apurar possível crime de peculato.
O servidor permanece afastado de suas funções durante o processo, sem prejuízo da remuneração, para não interferir na apuração.
Além disso, o documento anexa histórico de suposto envolvimento do investigado em outro procedimento disciplinar no município de Pedranópolis, onde teria solicitado exoneração após investigação semelhante.
O que diz a Prefeitura Na manhã desta segunda-feira, 19 de maio, o servidor público D.B.J, motorista da Prefeitura de Meridiano, solicitou sua exoneração do cargo após ser alvo de um Processo Administrativo instaurado na última sexta-feira (16). A exoneração foi confirmada pela administração municipal por meio de nota encaminhada a produção do Alvorada Notícias.
Segundo a Prefeitura, a investigação interna apontou que o servidor teria se apropriado indevidamente de um galão de 5 litros de gasolina pura do depósito do almoxarifado municipal, segundo mostram fotografias e vídeos das câmeras de segurança do local. O combustível era destinado ao abastecimento de máquinas de cortar grama utilizadas pelo setor de serviços urbanos.
Apesar da exoneração, a possível infração penal — que pode configurar crime de peculato — será investigada separadamente pela Delegacia de Polícia de Meridiano, conforme já determinado pela Prefeitura.