Promoções
Notícias
Notícias
CidadesEntretenimentoEspecialFamososNacionalPolicialPolíticaRegiãoSaúde
ProgramaçãoAnuncie
14:06
AO VIVO
Alvorada 95.3 FM - Sucesso em Primeiro Lugar
Notícias
Notícias→Saúde→AVC tira a vida de um brasileiro a cada seis minutos; 80% dos casos poderiam ser evitados

AVC tira a vida de um brasileiro a cada seis minutos; 80% dos casos poderiam ser evitados

Especialistas alertam que controlar a pressão e adotar hábitos saudáveis reduziria drasticamente a ocorrência da doença, que tem crescido entre os jovens.

Por Stephani Barbará
29 de Outubro de 2025 às 08:25

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das maiores urgências médicas do país — e uma das principais causas de morte entre os brasileiros. Ao lado do infarto, integra o grupo das doenças cardiovasculares, que respondem por cerca de 30% dos óbitos anuais, segundo o Ministério da Saúde.

De janeiro a outubro deste ano, 64.471 pessoas morreram em decorrência do AVC, o equivalente a uma vida perdida a cada seis minutos. No ano passado, foram 85.457 mortes, segundo dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil, número que mantém o Brasil entre os países com maior carga da doença.

O custo da doença também é alto. Entre 2019 e setembro de 2024, o tratamento de pacientes com AVC consumiu R$ 910 milhões do sistema hospitalar, segundo a consultoria Planisa. Foram mais de 85 mil internações, e um em cada quatro pacientes precisou de leito de UTI.

Neste 29 de outubro, Dia Mundial do AVC, especialistas reforçam o alerta: oito em cada dez casos poderiam ser evitados com controle da pressão arterial, prática regular de exercícios e abandono do cigarro.

Oito em cada dez casos poderiam ser evitados
Segundo o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de AVC (SBAVC), o segredo para evitar o problema está em controlar os principais fatores de risco, que são:
  • hipertensão;
  • diabetes;
  • obesidade;
  • tabagismo;
  • sedentarismo;
  • colesterol alto.

“O AVC é uma doença súbita e devastadora, mas a maioria dos casos é evitável. O problema é que os fatores de risco, como hipertensão e cigarro, ainda são mal controlados”, afirma o neurocirurgião Hugo Doria, do Hospital Santa Catarina.

“Controlar a pressão arterial é, sem dúvida, o fator mais importante — e o mais negligenciado. A hipertensão é silenciosa, mas responde muito bem ao tratamento quando há adesão e acompanhamento médico”, reforça Doria.

Tipos de AVC
  • Isquêmico (85% dos casos) – ocorre quando há entupimento de um vaso sanguíneo que leva sangue ao cérebro. Está ligado à pressão alta e a doenças cardíacas, como a fibrilação atrial, que pode formar coágulos e bloquear artérias cerebrais.
  • Hemorrágico (15% dos casos) – acontece quando há rompimento de um vaso, provocando sangramento no tecido cerebral. É menos comum, mas mais grave, com risco elevado de sequelas e morte.

Veja mais

Famosos
1.
Fim! Esposa de Zé Vaqueiro anuncia término do casamento com o cantor: “Direções distintas”
Famosos
2.
Do nada! Zé Neto surge de surpresa em bar de São José dos Pinhais e agita fãs
Famosos
3.
Rafa Kalimann detalha maior desafio na gravidez da 1ª filha: “Solidão inexplicável”
Famosos
4.
Participação de Daniel e Michel Teló dá tom musical a “Coração Acelerado”
Policial
5.
Colisão frontal na rodovia Cândido Brasil Estrela, deixa três pessoas feridas e presas às ferragens
© 2025, Alvorada 95.3 FM.
Todos os direitos reservados.
Avenida Literio Grecco, 600, Centro , Fernandópolis - SP, 15608-060
(17) 3462-1057contato@alvorada95fm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Alvorada 95.3 FM - Sucesso em Primeiro Lugar
AO VIVO
Alvorada 95.3 FM - Sucesso em Primeiro Lugar