Notícias→Policial→Polícia Federal faz operação contra fake news eleitoral
Polícia Federal faz operação contra fake news eleitoral
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados a suspeitos de propagar desinformação com viés político
Por Thábata Waideman
15 de Julho de 2025 às 09:11
A Polícia Federal de Jales deflagrou, na manhã desta terça-feira (15), uma operação para combater a disseminação de fake news e desinformação eleitoral no município de Urânia, na região noroeste do Estado de São Paulo.
Autorizada pela Justiça Eleitoral, a ação cumpriu três mandados de busca e apreensão com o objetivo de reunir provas e identificar os responsáveis por publicações falsas que poderiam comprometer a lisura do processo eleitoral municipal.
Os mandados foram cumpridos em endereços ligados a suspeitos de operar perfis falsos ou de compartilhar conteúdos inverídicos com motivação política. Durante a operação, foram apreendidos computadores, celulares, dispositivos eletrônicos e documentos físicos e digitais, que agora passarão por análise pericial.
A investigação foi iniciada a partir de denúncias feitas por partidos políticos e cidadãos, que relataram a circulação de conteúdos ofensivos e manipulados com o objetivo de confundir o eleitorado e prejudicar determinados candidatos.
Em nota, a Polícia Federal afirmou que a operação busca “preservar a integridade do processo democrático, garantir a livre manifestação do eleitor e coibir práticas ilícitas que atentem contra a verdade dos fatos durante o período eleitoral.”
Os nomes dos alvos da operação não foram divulgados. O inquérito segue em sigilo.
A Justiça Eleitoral reforça que a prática de desinformação e calúnia eleitoral pode resultar em penalidades que incluem multa, prisão e até a inelegibilidade dos envolvidos.