Notícias→Policial→Golpistas usam nome de advogados em tentativa de estelionato via WhatsApp
Golpistas usam nome de advogados em tentativa de estelionato via WhatsApp
Criminosos copiaram imagens e logomarca do escritório para enganar cliente e tentar obter dados pessoais
Por Thábata Waideman
18 de Julho de 2025 às 07:00
Advogados de um escritório de Jales procuraram a Polícia Civil na manhã de quarta-feira (16) para denunciar uma tentativa de golpe usando indevidamente o nome e a imagem dos profissionais. O caso foi registrado como estelionato no 1º Distrito Policial da cidade.
Segundo o boletim de ocorrência, os golpistas entraram em contato com um cliente se passando por advogados do escritório. Eles utilizaram o aplicativo WhatsApp, anexando fotos reais dos profissionais e até a logomarca oficial para tentar dar veracidade à abordagem.
A tentativa de golpe aconteceu na terça-feira (15). Na mensagem, os criminosos afirmavam que o cliente teria R$ 22 mil a receber de uma ação judicial e solicitavam uma chamada de vídeo, pedindo que ele mostrasse a tela do celular. A suspeita é de que o objetivo era capturar dados bancários ou pessoais.
Desconfiado da situação, o cliente não prosseguiu com a conversa e avisou imediatamente o escritório, que levou o caso à polícia. Os advogados reforçaram que nenhum valor foi pedido oficialmente e que não há qualquer cobrança de taxa diretamente aos clientes.
A suspeita é de que as informações tenham sido extraídas de processos públicos. A Polícia Civil já iniciou investigação para tentar identificar os responsáveis pela tentativa de fraude.