Promoções
Notícias
Notícias
CidadesEntretenimentoEspecialFamososNacionalPolicialPolíticaRegiãoSaúde
ProgramaçãoAnuncie
04:27
AO VIVO
Alvorada 95.3 FM - Sucesso em Primeiro Lugar
Notícias
Notícias→Saúde→AVC tira a vida de um brasileiro a cada seis minutos; 80% dos casos poderiam ser evitados

AVC tira a vida de um brasileiro a cada seis minutos; 80% dos casos poderiam ser evitados

Especialistas alertam que controlar a pressão e adotar hábitos saudáveis reduziria drasticamente a ocorrência da doença, que tem crescido entre os jovens.

Por Stephani Barbará
29 de Outubro de 2025 às 08:25

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das maiores urgências médicas do país — e uma das principais causas de morte entre os brasileiros. Ao lado do infarto, integra o grupo das doenças cardiovasculares, que respondem por cerca de 30% dos óbitos anuais, segundo o Ministério da Saúde.

De janeiro a outubro deste ano, 64.471 pessoas morreram em decorrência do AVC, o equivalente a uma vida perdida a cada seis minutos. No ano passado, foram 85.457 mortes, segundo dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil, número que mantém o Brasil entre os países com maior carga da doença.

O custo da doença também é alto. Entre 2019 e setembro de 2024, o tratamento de pacientes com AVC consumiu R$ 910 milhões do sistema hospitalar, segundo a consultoria Planisa. Foram mais de 85 mil internações, e um em cada quatro pacientes precisou de leito de UTI.

Neste 29 de outubro, Dia Mundial do AVC, especialistas reforçam o alerta: oito em cada dez casos poderiam ser evitados com controle da pressão arterial, prática regular de exercícios e abandono do cigarro.

Oito em cada dez casos poderiam ser evitados
Segundo o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de AVC (SBAVC), o segredo para evitar o problema está em controlar os principais fatores de risco, que são:
  • hipertensão;
  • diabetes;
  • obesidade;
  • tabagismo;
  • sedentarismo;
  • colesterol alto.

“O AVC é uma doença súbita e devastadora, mas a maioria dos casos é evitável. O problema é que os fatores de risco, como hipertensão e cigarro, ainda são mal controlados”, afirma o neurocirurgião Hugo Doria, do Hospital Santa Catarina.

“Controlar a pressão arterial é, sem dúvida, o fator mais importante — e o mais negligenciado. A hipertensão é silenciosa, mas responde muito bem ao tratamento quando há adesão e acompanhamento médico”, reforça Doria.

Tipos de AVC
  • Isquêmico (85% dos casos) – ocorre quando há entupimento de um vaso sanguíneo que leva sangue ao cérebro. Está ligado à pressão alta e a doenças cardíacas, como a fibrilação atrial, que pode formar coágulos e bloquear artérias cerebrais.
  • Hemorrágico (15% dos casos) – acontece quando há rompimento de um vaso, provocando sangramento no tecido cerebral. É menos comum, mas mais grave, com risco elevado de sequelas e morte.

Veja mais

Região
1.
Associação São Vicente de Paulo na Providência de Deus em Estrela D’Oeste promove festa da mandioca
Policial
2.
Caminhão carregado com cana tomba às margens da Rodovia Percy Valdir Semeghini em Fernandópolis
Famosos
3.
Léo Santana vibra de felicidade após revelar gravidez de Lore: “Como se fosse a 1ª vez”
Famosos
4.
Paula Fernandes revela nova fase, anuncia projeto autoral e comenta aposentadoria
Famosos
5.
Lore Improta e Léo Santana mostram como Liz reagiu à notícia da chegada do irmãozinho
© 2025, Alvorada 95.3 FM.
Todos os direitos reservados.
Avenida Literio Grecco, 600, Centro , Fernandópolis - SP, 15608-060
(17) 3462-1057contato@alvorada95fm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Alvorada 95.3 FM - Sucesso em Primeiro Lugar
AO VIVO
Alvorada 95.3 FM - Sucesso em Primeiro Lugar