Notícias→Região→Guarani D’Oeste: Prefeitura e Câmara divulgam medidas imediatas para amparar famílias atingidas por temporal
Imagem: Foto: Redes sociais
Guarani D’Oeste: Prefeitura e Câmara divulgam medidas imediatas para amparar famílias atingidas por temporal
Prefeito, secretariado e vereadores se reuniram em caráter emergencial; Não está descartado decreto de calamidade
Por Samuel Leite
25 de Novembro de 2025 às 07:12
Guarani D’Oeste foi uma das cidades mais afetadas pelo forte temporal acompanhado de granizo que atingiu a região na tarde desta segunda-feira (25). Com pouco mais de 2 mil habitantes, o município registrou diversos estragos: casas ficaram destelhadas, telhados foram arrancados e moradores chegaram a subir às próprias residências para realizar reparos de emergência. Apesar da gravidade, não houve registro de vítimas.
Diante do cenário crítico, o prefeito Edmilson Pires convocou seu secretariado e os vereadores — entre eles o presidente da Câmara, Cleiton da Silva Souza — para uma reunião emergencial. Por meio do Serviço de Assistência Social, a prefeitura instalou um ponto de apoio, destinado a acolher as famílias atingidas, oferecer suporte imediato e organizar um levantamento preciso dos prejuízos e do número de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Com o reforço da Defesa Civil de municípios vizinhos, o governo municipal avalia medidas urgentes, incluindo a possibilidade de decretar situação de calamidade pública. Uma nova reunião, marcada para a manhã desta terça-feira (26), deve definir os próximos passos.
O temporal também provocou estragos em outras cidades da região, como Aparecida d’Oeste, Palmeira d’Oeste, Jales, Dolcinópolis, Turmalina, Ouroeste, Indiaporã e no distrito de Brasitânia. Em rodovias estaduais e vicinais, árvores caídas chegaram a bloquear parcialmente o trânsito. A Defesa Civil segue monitorando a situação, já que há previsão de novas instabilidades para as próximas horas.
A situação gerou grande repercussão entre autoridades regionais. O prefeito de Fernandópolis, João Paulo Cantarella, manifestou solidariedade às famílias afetadas e confirmou o envio de apoio às cidades que necessitarem. Ele disse ter mantido contato direto com o prefeito Edmilson Pires, de Guarani d’Oeste, e com a prefeita Priscila Massoni, de Turmalina, além de outros gestores municipais, para oferecer estrutura e assistência às vítimas do temporal.