Notícias→Nacional→Conta de luz ficará mais barata em março com manutenção da bandeira verde
Conta de luz ficará mais barata em março com manutenção da bandeira verde
Aneel confirma que não haverá cobrança de taxa extra em março, mantendo a bandeira verde, devido ao aumento da geração nas usinas hidrelétricas
Por Stephani Barbará
03 de Março de 2025 às 07:48
Em março, a conta de luz dos brasileiros continuará mais barata. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a manutenção da bandeira verde, o que significa que não haverá a cobrança de taxa extra sobre o consumo de energia.
No final de 2023, o cenário tarifário foi mais alto. Em novembro, estava em vigor a bandeira amarela, que adicionava R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Já em outubro, a bandeira vermelha nível 2, a mais cara, implicava uma taxa extra de quase R$ 8,00 por cada 100 quilowatts-hora.
A mudança para a bandeira verde desde dezembro foi motivada pelas chuvas, que aumentaram o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, reduzindo a necessidade de geração de energia pelas usinas térmicas, que são mais caras. A diminuição dessa dependência ajuda a manter os custos mais baixos para os consumidores.
Apesar da boa notícia, a Aneel destaca que, para garantir a sustentabilidade do fornecimento de energia, é fundamental que a população continue com hábitos de consumo consciente, mesmo com a bandeira verde em vigor.